Motorola Defy
Motorola Defy

Motorola Defy: recursos, avaliações e preço

A Motorola expandiu e renomeou sua série Moto G com até cinco modelos até agora este ano, mas como eles nos informaram recentemente em uma entrevista, eles ainda tinham pelo menos uma surpresa na manga. Este é o Motorola Defy, o primeiro aparelho de uma nova família voltada para resistência a atividades ao ar livre e durabilidade.

A marca estreia-se assim no que se costuma chamar de telefones robustos ou “robustos” (ou seja, telefones celulares robustos, como é o caso dos telefones da marca CAT). É o primeiro fruto da aliança já anunciada com o Bullitt Group, fabricante sediado no Reino Unido especializado na fabricação de telefones ultrarresistentes.

Folha de dados do Motorola Defy

Motorola Defy
Dimensões e peso169,8 x 78,2 x 10,9 mm
232 gramas
TelaHD+ de 6,5 polegadas
ProcessadorSnapdragon 662
RAM4GB
Armazenar64 GB (+ microSD 512 GB)
Câmeras traseirasSensor principal de 48 megapixels f/1.8
com profundidade
de 2 megapixels Macro de 2 megapixels
Câmera frontal8 megapixels
Bateria5.000 mAh
20 W TurboPower
Sistema operacionalAndroid 10
ConectividadeLTE Cat 4, VoLTE, VoWiFi
Bluetooth 5.0, NFC
OutrasResistente à água (1,5 metros) por 35 minutos 
IP68 MIL-SPEC 810H
caixa duplamente vedada Resistência a quedas repetidas até 1,8 metros


Dual sim
PreçoR$ 1.821,45

Construído para suportar um dia-a-dia bastante extremo

Embora não se trate oficialmente de ressuscitar um modelo como o Motorola Razr, o novo Motorola Defy também tem seu antecessor: o Motorola Defy de 2010. É um aparelho lançado com o mesmo propósito de ser um polivalente, mas o design e os recursos do atual são muito diferentes.

Construído para suportar um dia-a-dia bastante extremo
Construído para suportar um dia-a-dia bastante extremo

A Motorola afirma ter contemplado todas as situações da vida real, com ênfase na resistência à água. O Moto Defy tem certificação IP68 e pode ser submerso até 1,5 metros por 35 minutos, algo que é alcançado por uma carcaça duplamente selada.

A marca também se gaba de que o Defy suporta quedas de até 1,8 metros, possuindo a certificação de padrão militar MIL-SPEC-810H que costuma ser mínima nesse tipo de celular. Então eles querem cobrir o amplo espectro de quedas que geralmente terminam com telas quebradas e arranhões, como quedas do teto do carro até quedas do bolso, então teremos que ver se ele aguenta tudo isso.

Claro, é um celular grosso e pesado, com 10,9 milímetros de espessura e 232 gramas. Algo lógico considerando os invólucros que descrevemos e é como carregar um celular padrão com um estojo ultraprotetor. A estética não tem nada a ver com os celulares Motorola que estamos vendo, como o Moto G100 , tendo o módulo da câmera centralizado, algumas molduras comuns (sem entalhe ou furos) e traseira com padrão listrado, além de um pulso removível alça.

painel HD+
painel HD+

Normalmente esses telefones não incorporam os recursos mais recentes e não priorizam a energia, e o Defy não é exceção. No nível da tela está um painel HD+ de 6,5 polegadas, que foi protegido com Corning Gorilla Glass Victus (0,7 milímetros de espessura), com minijack de áudio e leitor de impressão digital (ambos nas laterais).

Grande na bateria

O Moto Defy também é básico em termos de desempenho, encaixando-se no modesto mid-range com o Qualcomm Snapdragon 662. Um processador que inclui um modem 4G e vem acompanhado de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, expansível com microSD (até para 512 GB).

TurboPower
TurboPower

Parte dessa espessura e peso andam de mãos dadas com a bateria de 5.000 mAh, que a Motorola adorna com sua carga TurboPower (rápida) de 20 watts. A promessa é de dois dias de duração da bateria após uma única carga, então teremos que ver se ela cumpre. Em termos de software, aliás, ele vem com o Android 10 , mas eles indicam que pode ser atualizado para o Android 11 .

Do lado da câmera, vemos uma combinação também modesta, mas dada a situação atual, está muito na moda. Ele integra um sensor de 48 megapixels para a câmera principal e é acompanhado por um sensor grande angular de 8 megapixels, uma câmera macro e um sensor de profundidade, com uma câmera frontal de 8 megapixels.

Motorola Defy
Motorola Defy

Preço e disponibilidade do Motorola Defy

O Motorola Defy estará disponível nas próximas semanas por R$1.821,45. Serão dois modelos, totalmente pretos ou com o canto em verde. Atualizaremos este artigo assim que a data exata de disponibilidade for conhecida.