Com a situação em que vivemos é difícil garantir alguma coisa, mas se a Apple seguir o caminho que traça há muitos anos, o próximo iPhone chegará no próximo mês de setembro. Além disso, espera-se que o chamado iPhone 12 seja a maior atualização do iPhone em vários anos, portanto, a expectativa para o novo celular da Apple é bastante alta.
E se o número de rumores em torno do celular da Apple é sempre bastante alto, imagine como seria este ano. Então, mesmo que ainda faltam 5 meses, já sabemos ou achamos que sabemos vários fatos sobre o iPhone 12. Vamos analisá-los para tentar descobrir o que a Apple pode ter reservado para nós este ano.
Projeto
Desde o iPhone X, lançado em 2017, a Apple mantém o mesmo design em seu principal dispositivo. Em outras palavras, tivemos três gerações de pequenos ajustes, mas o mesmo design geral. Portanto, a maioria dos rumores são sobre uma possível mudança de design no próximo iPhone.
Apenas alguns dias atrás, foi publicada uma imagem que alguns desenvolvedores encontraram nos betas do iOS 14. Mostrava um iPhone sem o notch que era tão falado quando o iPhone X foi lançado.
Além disso, esta não é a primeira vez que você encontra indícios de que a Apple está pensando em remover o notch de seu iPhone. Isso é bastante lógico, pois os fabricantes do Android já mudaram a tendência para outros tipos de sistemas para colocar as câmeras frontais.
O problema é que a Apple precisa de mais espaço do que a maioria dos modelos, pois precisa colocar o sensor e o sistema de câmera para o Face ID na frente. Teremos que esperar e ver como eles resolvem isso, mas parece improvável que eles optem pelo sistema de buraco na tela.
A remoção do entalhe seria o elemento mais diferenciador ao nível do design, mas não o único. Tem havido muita especulação sobre a possibilidade da Apple usar um design um pouco mais quadrado, semelhante ao do iPhone 4, mas atualizado.
Claro que não há nada oficial, mas os renders que alguns designers fizeram imaginando um possível iPhone 12 baseado no iPhone 4 são legais. Teremos que esperar para ver se a Apple tomou nota.
Tela
Se os rumores estiverem corretos, a tela do iPhone 12 também passará por algumas mudanças em relação aos seus antecessores. Primeiro em tamanho, apenas alguns dias atrás, o analista Ming-Chi Kuo, que geralmente está certo sobre esses vazamentos por ter fontes dentro da cadeia de produção da Apple, disse que em 2020 veríamos nada menos que três iPhones diferentes.
Segundo este conhecido analista, a família iPhone de 2020 ficaria assim:
- iPhone 12 com tela OLED de 6,1 polegadas
- iPhone 12 Pro com tela OLED de 6,1 polegadas
- iPhone 12 Pro Max com tela OLED de 6,7 polegadas
Ou seja, um modelo seria adicionado à gama atual e o iPhone 12 Pro Max expandiria para 6,7 polegadas. Isso não é de todo irracional, pois seria o mesmo que o Samsung Galaxy S20 +.
Além das mudanças de tamanho, muitos afirmam que o iPhone 12 Pro terá tela de 120Hz. Isso melhoraria o modelo atual e o combinaria com os principais modelos Android e o iPad Pro.
Máquinas fotográficas
Sabemos que a Apple sempre vai contra a tendência. Quando todos os celulares já tinham um sistema de câmera tripla, o iPhone ficou com a câmera dupla. Não foi até o ano passado que a empresa da maçã apresentou o terceiro sensor.
O que eles vão fazer este ano? Os primeiros rumores falavam sobre a adição de um quarto sensor. Mas à medida que o ano avança, parece que essa possibilidade está perdendo força em relação a outras melhorias que não necessariamente envolvem aumento de metas.
Após o lançamento do novo iPad Pro, quase todos os analistas que acompanham as notícias da empresa da maçã concordam que o novo iPhone 12 Pro terá um sistema de câmera tripla mais um sensor ToF ou câmera 3D semelhante à vista no tablet da Apple.
Além disso, a câmera será outro dos elementos diferenciadores entre os modelos. De acordo com as informações filtradas, o iPhone 12 terá um sistema de câmera dupla. Por outro lado, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max viriam com um sistema triplo com o novo sensor ToF.
Por fim, o iPhone 12 Pro Max também possui um novo sistema de estabilização para o sensor ultra grande angular, exclusivo deste modelo.
Processador
Como todos os anos, o novo iPhone chegará com um novo processador, sem dúvida. Mas qual processador a Apple usará? O novo iPad Pro possui o chip A12Z Bionic, mas é improvável que a Apple use esse mesmo processador para o iPhone.
Rumores indicam que o iPhone 12 usará o novo processador A14. É um chip de 5 nm menor, mais rápido e com maior eficiência de bateria devido ao gerenciamento térmico aprimorado.
Por outro lado, alguns analistas dizem que o iPhone 12 Pro terá 6 GB de RAM e o iPhone 12 normal terá 4 GB de RAM. No entanto, como você sabe, não saberemos disso até que alguém quebre o dispositivo, pois a Apple não fornece essas informações.
Biometria e conectividade
A remoção do entalhe da tela pode resultar em uma alteração nos sistemas de identificação biométrica incluídos no iPhone.
Se a Apple não encontrou outra maneira de colocar seu sistema de identificação facial em um espaço muito menor, remover o entalhe significaria o desaparecimento do sistema Face ID.
Isso significa que voltaríamos ao Touch ID? Sim, mas não como conhecemos hoje. Muitos analistas estão apostando na adição de um sensor de impressão digital sob a tela, como a maioria dos dispositivos Android de última geração já possuem.
Para ser honesto, esta solução seria a mais lógica. Embora haveria a questão de como colocar a câmera frontal. Você consegue imaginar um iPhone com um buraco na tela? Nós não. Muitos de nós esperamos que a Apple mais uma vez traga a magia que a caracterizou anos atrás e traga uma nova maneira de colocar o Face ID e a câmera frontal no iPhone. Talvez uma pequena borda no topo, muito estreita? Saberemos em alguns meses. E você, o que espera do iPhone 12?