Os recém-lançados iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max ficaram atrás dos celulares Xiaomi e Huawei em um teste de câmera realizado pelo DxOMark, site especializado em fotografia. Os smartphones da Apple foram superados pelo Huawei Mate 40 Pro , Xiaomi Mi 10 Ultra e Huawei P 40 Pro .
Os telefones mais quentes da empresa de Steve Jobs não conseguiram chegar ao topo do ranking e ficaram amargamente em quarto e quinto na lista. No entanto, ainda apresentaram pontos positivos e conseguiram atingir bons níveis de pontuação.
Mesmo que tenham desvantagens em relação às câmeras Huawei e Xiaomi, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max apresentaram avanços consideráveis em relação aos seus antecessores. Segundo os especialistas, essas otimizações aparecem em vários aspectos, como qualidade de imagem e foco automático, além de oferecer cores verdadeiras.
Os testes de câmera do DxOMark são realizados por engenheiros que analisam mais de 3.000 fotos capturadas pelos aparelhos, além de avaliar mais de duas horas e meia de vídeo produzido por smartphones. Condições como luminosidade e ambiência são feitas em ambientes internos e externos, às vezes passando por condições previstas dentro de um laboratório específico.
Por mais que tenha recebido elogios em algumas questões, o iPhone 12 Pro Max deixou a desejar devido à falta de zoom longo, recurso que costuma aparecer em outros aparelhos de ponta. O telefone da Apple pode não satisfazer tanto os consumidores quanto aqueles que exigem maior cobertura fotográfica.
Em geral, alguns pontos negativos foram significativos ao compará-lo com outros telefones. O DxOMark destacou o alcance dinâmico limitado nas fotos, alguns ruídos perceptíveis, efeitos “fantasmas” nas imagens, cores não naturais em cenas HDR, instabilidade de exposição e pouca luz nos vídeos.
No entanto, o dispositivo também se destacou por recursos como autofoco e exposição precisos, boa renderização de cores na maioria dos vídeos e equilíbrio de branco estável em ambientes internos e com pouca luz.
Apesar da posição no ranking, os smartphones da Apple tendem a oferecer bom desempenho de imagem. Os recursos trazidos na câmera do iPhone 12 Pro Max são considerados destaques entre os conjuntos de fotos em termos de inovação nos aparelhos da Apple. O DxOMark elogiou o sistema de estabilização do sensor óptico de imagem no Pro Max. É uma tecnologia superior à estabilização somente de lentes, bastante comum em smartphones premium.
Os modelos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max chegam por R$ 4.822,57 e R$ 5.305,31 , respectivamente. Eles trazem o processador A14 Bionic, chip que promete ser 50% mais potente que os rivais, Ceramic Shield para garantir resistência ao aparelho e MagSafe – tecnologia de magnetismo que usa ímãs para prender carregadores de fios, acessórios e capas.