Se o surto de coronavírus permitir, o Huawei P40 Pro poderá ser anunciado em março. Este celular Android se tornaria o carro-chefe da Huawei para 2020 e chegaria para atualizar o Huawei P30 Pro, um dos celulares mais poderosos que podemos encontrar hoje. Os vazamentos já revelaram muitos recursos, além de informações muito interessantes sobre esta versão. Estes são todos os novos recursos que estamos esperando.
Um modelo com conectividade 5G
A Huawei já possui uma gama de dispositivos com conectividade 5G. O Huawei P40 Pro também chegará com uma versão 5G. O dispositivo já foi listado na TENAA, uma empresa que certifica os dispositivos antes de serem colocados à venda. Na lista de especificações básicas, você pode ler (se souber chinês) 5G como conectividade. Não sabemos se esta será a única variante. Ou seja, se haverá uma versão padrão com 5G. Ou, haverá a opção de comprar uma versão padrão ou o modelo com essa conectividade.
O chip Kirin 990, que virá com o Huawei P40, possui um componente integrado que permite a ativação da conexão 5G
Mais versão será lançada?
A Huawei costuma lançar três modelos da série P. Um deles é o P Lite, com especificações técnicas mais baixas. Também um Huawei P padrão (o P30) e a versão Pro, que é a mais poderosa. No entanto, este ano pudemos ver quatro modelos, uma variante ainda mais poderosa do Huawei P40 Pro. Esse modelo se chamaria Huawei P40 Pro PE; significando “Premium Edition” ou Huawei P40 Premium, e as principais mudanças seriam no tamanho da tela e configuração da câmera: com um total de 7 lentes entre a frente e a traseira.
A câmera do Huawei P40 Pro
O Huawei P40 Pro teria uma configuração de câmera quádrupla, enquanto o Huawei P40 Premium teria cinco câmeras na parte traseira. A configuração da câmera seria muito semelhante. Ambos os modelos terão uma câmera principal de 52 megapixels, destinada à fotografia noturna, algo que já vemos no Huawei P30 Pro. Ambos os modelos também terão uma lente ultra grande angular, além de um sensor de telefoto. Para a câmera telefoto ou periscópio, o Huawei P40 Premium viria com uma lente de zoom de 10X e o Huawei P40 Pro com um zoom óptico de 5X. O quarto sensor é uma lente ToF para profundidade de campo. A quinta câmera do modelo Premium teria uma lente de enquadramento para fotografia de close-up.
A câmera frontal seria dupla em ambos os casos. A primeira lente deverá ter uma resolução de 32 megapixels. A segunda câmera frontal seria uma grande angular, perfeita para fotos de grupo.
Uma tela mais suave
Os primeiros rumores eram de que o Huawei P40 Pro chegaria com um ecrã curvo nos quatro lados. Os últimos vazamentos não refutaram isso, mas parece que a curvatura das áreas superior e inferior não será tão pronunciada quanto o esperado. Além disso, o aparelho terá taxa de atualização de 120 Hz, algo que já vimos no Samsung Galaxy S20 Ultra . Como essa frequência pode fazer com que a bateria descarregue rapidamente, será possível selecionar uma taxa mais baixa nas configurações do sistema.
Serviços Huawei
Embora a Huawei use a versão de código aberto do Android, o telefone não poderá contar com aplicativos e serviços do Google, mas a Huawei incorporará seu ecossistema de aplicativos. A empresa já anunciou um aplicativo de mapeamento com tecnologia TomTom, e com o lançamento desta nova série, também pudemos ver novas opções de serviços da Huawei, além de uma lista muito maior de aplicativos em sua App Gallery. Enquanto os principais apps do Google, como YouTube ou Gmail, podem ser usados pelo navegador para baixar WhatsApp, Instagram e outros apps principais que não estão na app store da Huawei, precisamos baixar um APK através de diferentes portais, e é um pouco mais complicado.
O Android 11 já foi lançado, mas a versão ainda está na primeira fase beta. Portanto, não esperamos que o Huawei P40 Pro chegue no Android 11 e EMUI 11. Podemos ver uma nova versão do EMUI 10 com novos recursos. No momento não há nada vazado.
Os últimos rumores afirmam que o Huawei P40 Pro chegará ao mercado a um preço mais baixo, para compensar a falta de aplicações e serviços da Google. Considerando as especificações, poderíamos esperar por cerca de 880 dólares (O Huawei Mate 30 Pro pode ser comprado por R$ 5.303,62 ). Além disso, o surto de coronavírus pode fazer com que seu lançamento seja adiado, algo que também prejudica outras empresas, como a Apple, já que a produção está praticamente paralisada por falta de pessoal nas fábricas.