O que é o eBay
O que é o eBay

Como construir um site de leilão e aplicativo como o eBay 

Lançado em 1995, o eBay é um dos mercados online mais antigos do mundo e ainda opera como um participante importante no setor de mercado de comércio eletrônico.

Na verdade, o eBay é o segundo  mercado online mais visitado  nos Estados Unidos.

Assim, não é surpresa testemunhar a demanda para criar um site como o eBay entre os empreendedores. Para estender uma mão amiga, criamos este post abrangente que envolve informações cruciais para a construção de uma plataforma como o eBay.

Mas antes de chegar a isso, vamos primeiro dar uma olhada no que é o eBay – embora a plataforma não precise de introdução.

O que é o eBay?

O eBay é uma plataforma de comércio eletrônico multibilionária que conecta compradores e vendedores no cenário C2C e B2C. A plataforma oferece aos vendedores uma grande base de clientes para vender seus produtos e aos compradores um grande catálogo de produtos – cobrindo quase todas as categorias que se possa imaginar.

O que torna o eBay diferente de outros mercados online é a sua oferta exclusiva, ou seja, o recurso de leilão junto com a compra de produtos a um preço fixo (Buy It Now).

Na verdade, o eBay supera os outros quando se trata dos sites de leilões mais lucrativos do mercado – a razão é que é incrivelmente fácil de usar.

Aqui estão algumas estatísticas do eBay que provam que a plataforma ainda é uma das principais plataformas de leilão e mercado online.

Dar uma olhada!!

  • ⦁  No 2º trimestre de 2021, o eBay tinha cerca  de 159 milhões de compradores ativos  e 19 milhões de vendedores em todo o mundo.
  • ⦁  Mais de 2 bilhões de transações por dia aconteceram na plataforma.
  • ⦁  A partir do 2º trimestre de 2021, o valor total do volume  bruto de mercadorias  (GMV) na plataforma atingiu US$ 22,1 bilhões.
  • ⦁  O eBay é o  terceiro aplicativo mais popular  preferido pelas pessoas para fazer compras online nos Estados Unidos.

Estemunhando a enorme demanda por mercados online como o eBay entre os compradores, que se acelerou devido à pandemia do COVID-19, não é de admirar que os empreendedores desejem construir uma plataforma semelhante. Se você é um deles, continue lendo para descobrir como você pode realizá-lo.

Como criar um site como o eBay?

Aqui estão os principais passos que você precisa seguir para criar um site como o eBay:

1. Realização de pesquisa de mercado

Para construir uma base sólida para o seu negócio de comércio eletrônico como o eBay, a realização de pesquisas de mercado prova ser muito promissora. Sem pesquisa de mercado, você pode não ter insights suficientes sobre como iniciar um negócio como o Bay.

De acordo com várias fontes, como Forbes e Huff Post, 90% das empresas de comércio eletrônico falham nos primeiros 120 dias de operação. 

Portanto, a pesquisa de mercado é curial para encontrar o nicho e os produtos certos para vender.

Afinal, você realmente não quer desperdiçar seus esforços na criação de uma plataforma de comércio eletrônico para descobrir que ninguém está interessado no que você está vendendo.

Quando se trata de realizar pesquisas de mercado para construir um site como o eBay, você precisa se concentrar nos seguintes aspectos principais:

  • ⦁ Visão geral do setor de comércio eletrônico:  o estado atual e futuro do setor de mercado de comércio eletrônico para avaliar sua lucratividade antes de entrar nele.
  • ⦁ Identifique e entenda seu público-alvo : obtenha uma compreensão sólida do público-alvo que você deseja atingir e de suas necessidades. Isso ajudará você a saber se seu público-alvo precisa e/ou quer o que você planeja vender. Se não, então você pode examinar seu plano de negócios mais uma vez.
  • ⦁ Descubra sua concorrência : determine quem são seus principais concorrentes no setor (eBay, Amazon, Etsy) – confira suas ofertas de produtos e serviços, públicos-alvo, determine seus pontos fortes e fracos (também conhecido como análise SWOT).

2. Escolhendo um Modelo de Negócios

Existem diferentes tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico para escolher. Dar uma olhada!

  • ⦁ Business to business (B2B)  – As empresas fazem transações entre si
  • ⦁ Business to consumer (B2C)  – Empresas vendem para consumidores (Usado pelo eBay)
  • ⦁ Consumidor para consumidor (C2C)  – Os consumidores fazem transações entre si (por exemplo, sites de leilões e mercados como o eBay)
  • ⦁ Consumidor para empresa (C2B)  – Consumidores vendem para empresas

Quem é seu público alvo? O que você está vendendo? Quais objetivos você deseja alcançar a curto e longo prazo? Quanto você pode investir? Todas essas perguntas ajudarão você a escolher o modelo de negócios de comércio eletrônico certo.

3. Escolhendo um modelo de receita 

Outra decisão crucial a ser tomada quando se trata de criar um site como o eBay é escolher o modelo de receita, ou seja, estratégias para gerar receita a partir do seu negócio no mercado de comércio eletrônico.

Abaixo estão os modelos comuns de receita de comércio eletrônico para escolher:

  • ⦁ Modelo de Receita de Comissão (Usado pelo eBay) : A plataforma de e-commerce ganha uma comissão por cada transação ou venda.
  • ⦁ Modelo de receita de taxa de listagem (usado pelo eBay) : A plataforma de comércio eletrônico cobra dos vendedores por cada listagem de produto.
  • ⦁ Modelo de receita com base em publicidade (usado pelo eBay) : Indivíduos ou empresas compram espaço publicitário na plataforma de comércio eletrônico e pagam à plataforma para promover sua marca.
  • ⦁ Modelo de Receita de Assinatura (Utilizado pelo eBay):  A plataforma de e-commerce cobra dos usuários o acesso a uma plataforma ou serviço por um determinado intervalo de tempo – diário, mensal ou anual.

Assim como o eBay, você pode combinar diferentes modelos de receita em sua plataforma de mercado de comércio eletrônico para obter o máximo de receita.

4. Principais recursos a serem incorporados

O próximo passo importante é criar uma lista de recursos e funcionalidades para incorporar em seu site de comércio eletrônico, como o eBay. Se olharmos para o eBay, a plataforma tem três usuários principais: vendedores, compradores e administradores. Assim, o eBay possui os seguintes recursos principais para esses diferentes usuários.

Para compradores e vendedores:

  • ⦁ Processo de Autorização

Os vendedores precisam se inscrever para listar itens para vendas ou configurar suas lojas online na plataforma. Os compradores devem se registrar para fazer compras. O processo de autorização no eBay solicita dados pessoais como endereço de e-mail e nome para se tornarem usuários da plataforma.

  • ⦁  Sistema de pagamento

Um sistema de pagamento permite que os compradores comprem um item e os vendedores retirem seu dinheiro da plataforma. O eBay oferece diferentes métodos de pagamento, como cartão de crédito/débito, Stripe, PayPal, PayPal Credit, Apple Pay, Google Pay, Pagamento na retirada – para citar alguns.

  • ⦁ Leilões ao vivo

Leilões ao vivo – o eBay é uma das ofertas principais e exclusivas, como mencionado acima também. Esse recurso permite que os vendedores decidam um preço inicial para o item listado e, em seguida, os compradores interessados ​​em participar fazem lances. Quando o leilão termina, os vendedores vendem o item para o maior lance.

Para vendedores:

  • ⦁ Gestão de Estoque

Esse recurso é o esforço do eBay para fornecer uma experiência melhor aos vendedores. Ele permite que vendedores ou vendedores gerenciem suas listagens de produtos como um profissional. O recurso permite que os vendedores publiquem, visualizem, editem e excluam suas listagens de produtos, além de rastrear o status do produto sem esforço.

  • ⦁ Gerenciamento de pedidos

Por meio desse recurso, os vendedores podem processar pedidos recebidos da plataforma do eBay.

  • ⦁ Análise

Essa funcionalidade permite que os vendedores obtenham uma visão 360° de sua atividade comercial online, monitorando os itens mais visualizados, vendas totais, receita, tempo de sessão e muito mais.

Para compradores:

  • ⦁ Pesquisa de produtos

Esse recurso permite que os compradores encontrem itens por categorias de produtos ou usando filtros avançados, como localização, opções de envio, faixa de preço etc.

  • ⦁ Página do produto 

Esse recurso permite que os compradores visualizem as especificações do item, pagamento, envio, informações de entrega, contatos do vendedor e muito mais para decidir se compram ou não um item.

  • ⦁ Carrinho de compras

Esse recurso permite que os compradores selecionem vários itens de diferentes lojas e os comprem de uma só vez. Além disso, permite que os compradores gerenciem efetivamente seus itens presentes no carrinho de compras – adicionando ou excluindo itens.

  • ⦁ Bate-papo 

A funcionalidade de bate-papo permite que os compradores discutam quaisquer preocupações diretamente com os vendedores.

  • ⦁ Comentários e classificações

Esse recurso permite que os compradores forneçam avaliações honestas sobre os produtos adquiridos – ajudando outros compradores a tomar sua decisão de compra.

Para administradores:

  • ⦁ Painel de administração

Um painel de administração é projetado para administradores que supervisionam a comunicação entre compradores e vendedores na plataforma. Por meio desse recurso, os administradores podem moderar leilões, lances, usuários da plataforma e conteúdo do site.

5. Selecionando uma Abordagem de Desenvolvimento

Depois de decidir quais recursos incluir em seu site de comércio eletrônico, o próximo passo é escolher uma abordagem de desenvolvimento. Existem duas opções à sua disposição. Dar uma olhada!!

5.1. Desenvolvimento de marketplace de e-commerce personalizado

Se você deseja manter o controle total de sua plataforma de mercado de comércio eletrônico e sua estratégia, a abordagem de desenvolvimento MVP personalizada é o caminho a seguir.

Você poderá dimensionar sua plataforma de mercado o quanto precisar. Mais importante ainda, você poderá selecionar experiências de usuário personalizadas.

Prós

  • ⦁  Fácil escalabilidade
  • ⦁  Fácil integração com sistemas legados
  • ⦁  Controle total sobre o produto

Contras

  • ⦁  demorado
  • ⦁  Solução cara

5.2. Desenvolvimento de comércio eletrônico baseado em CMS

Se você estiver com orçamento limitado, poderá construir seu mercado de comércio eletrônico em um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo populares, como Shopify, WordPress, Joomla, Magento, OpenCart – para citar alguns.

Vale a pena mencionar aqui que as novas plataformas de comércio eletrônico construídas no Shopify aumentaram 62% durante o bloqueio devido à pandemia do COVID-19. Muitas lojas físicas escolheram Shopify em vez de outros sistemas de gerenciamento de conteúdo para construir sua presença online.

Além disso, Shopify fornece um ótimo conjunto de aplicativos de mercado de vários fornecedores que facilitam a criação e a execução de um mercado como o eBay.

O que mais? Hoje, muitas empresas contratam especialistas da Shopify para aproveitar todo o potencial da plataforma para gerar o máximo ROI por meio de seu portal de comércio eletrônico.

Dito isto, vamos agora dar uma olhada nos prós e contras da abordagem de desenvolvimento de comércio eletrônico baseada em CMS:

Prós

  • ⦁  Solução econômica
  • ⦁  Uma grande variedade de modelos prontos para usar para escolher
  • ⦁  Desenvolvimento mais rápido

Contras

  • ⦁  A personalização completa não é possível
  • ⦁  Riscos de segurança

6. Pilha de Tecnologia de Seleção

A etapa final é escolher a pilha de tecnologia para sua plataforma de mercado de comércio eletrônico.

Abaixo está uma rápida visão geral das tecnologias e ferramentas de desenvolvimento de mercado online necessárias para criar um site como o eBay.

  • ⦁ Front-end

As tecnologias front-end ajudam a construir uma parte do site voltada para o usuário – que inclui o layout do site, elementos de navegação, imagens, animações e muito mais. A pilha de tecnologia ideal para desenvolvimento front-end inclui tecnologias: HTML5, CSS3 e JavaScript.

  • ⦁ Back-end

A pilha de tecnologia ideal para construir a parte de backend do site inclui várias tecnologias como Ruby, Java, PHP (Laravel), Python, Node.js. e MongoDB/MySQL (Banco de Dados).

Você sabia? O Laravel ganhou enorme popularidade entre empresas e desenvolvedores como a estrutura de back-end de desenvolvimento web ideal para construir sites ou portais de comércio eletrônico.

Afinal, a estrutura traz muitos benefícios para a mesa, como fácil manutenção, ciclos de desenvolvimento eficientes, proteção de alto nível e escalabilidade – para citar alguns. Assim, a demanda para  contratar um agência de desenvolvimento de site nos dias de hoje aumentou para o desenvolvimento de lojas de comércio eletrônico.

  • ⦁ Integrações de terceiros

O objetivo principal das integrações de terceiros é oferecer a melhor experiência do usuário. Inclui gateways de pagamento (PayPal, Stripe, Checkout.com), Customer Relationship Management (Salesforce, HubSpot) e outros como Slack, Trello e sistemas legados.

  • ⦁ Pilha de tecnologia de aplicativos móveis

No mundo móvel de hoje, você não pode se dar ao luxo de não ter uma presença móvel para o seu negócio de comércio eletrônico. Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos móveis, você pode optar por uma abordagem nativa ou multiplataforma.

Ambas as abordagens de desenvolvimento têm seus próprios prós e contras.

O desenvolvimento de aplicativos nativos garante alto desempenho. Por outro lado, a última opção usando estruturas de plataforma cruzada, como Flutter ou React Native, permite criar aplicativos Android e iOS usando a mesma base de código.

Em outras palavras, o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma elimina a necessidade de implantar duas equipes separadas para o desenvolvimento de aplicativos Android e iOS – resultando em uma economia significativa de custos.

Você sabia? A equipe de engenharia do eBay usou o Flutter para desenvolver o eBay Motors – um aplicativo de mercado online para comprar e vender automóveis. A principal razão por trás do uso do Flutter é lançar o aplicativo no mercado no prazo estipulado sem comprometer a experiência do usuário.

O maior desafio na construção de um site semelhante ao eBay: o problema da galinha e do ovo

Vendedores ou compradores – o que vem primeiro? Este é um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam ao criar um mercado online como o eBay. Seja para atingir os compradores primeiro, os fornecedores primeiro ou ambos simultaneamente.

Felizmente, existem inúmeras maneiras de vencer esse desafio. Dê uma olhada e todos eles valem a pena considerar!!

  • ⦁ Mire  no lado mais difícil primeiro
  • ⦁  Produza e venda seus próprios produtos – aja como produtor/vendedor (Usado pelo eBay)
  • ⦁ Organizar  eventos
  • ⦁ Acesse  sua rede existente
  • ⦁  Ofereça um bônus pela primeira vez para atrair usuários em potencial

Quanto custa criar um site como o eBay?

Para criar um mercado de comércio eletrônico como o eBay, você pode criar um internamente ou contratar uma  equipe de desenvolvimento remoto .

Dê uma olhada na construção de uma equipe interna versus a contratação de uma equipe de desenvolvimento remoto.

FatoresEquipe interna       Equipe Remota
Eficiência de custosAlto custoBaixo custo
Tempo de ContrataçãoAltoReduzido em 50%
Acesso ao pool global de talentosNãosim
Ideal para projetos de curto prazoNãosim
Ideal para projetos de longo prazosimsim
Custos indiretos (treinamento e espaço de escritório)AltoBaixo
EscalabilidadeBaixoAlto
Rotatividade de pessoalAltoBaixo

Com uma equipe interna, você terá que pagar os desenvolvedores de acordo com os padrões do mercado local. Você também terá que arcar com o custo da infraestrutura. Acima de tudo, você será responsável por supervisionar a equipe. Como você pode ver, você terá que investir muito dinheiro e tempo.

Por outro lado, contratar desenvolvedores remotos de empresas de TI pode poupar você de todos esses aborrecimentos. Seu fornecedor fornecerá a infraestrutura e o suporte em todas as etapas do processo – desde a integração dos desenvolvedores remotos em torno da pilha de tecnologia que você procura para criar um site como o eBay até a remoção de recursos sem estresse.

Além disso, a contratação de desenvolvedores da região com baixos custos trabalhistas, como a Índia, pode ajudá-lo a reduzir ainda mais o custo geral de desenvolvimento.

Como o InfoStride pode ajudá-lo?

Na InfoStride, temos uma forte equipe de desenvolvedores com experiência e conhecimento na construção de mercados online como o eBay. Se você deseja uma abordagem personalizada ou desenvolvimento de mercado baseado em CMS, implantaremos uma equipe do tamanho certo.

Quando se trata de construir um desenvolvimento de mercado online, nossos desenvolvedores se concentram em aspectos como fácil de usar, carregamento rápido, segurança, SEO amigável e escalável para transformar sua ideia de mercado em um negócio lucrativo.

Aqui está o que você pode esperar se decidir contratar desenvolvedores da InfoStride:

  • ⦁  Implantação de desenvolvedores bem treinados com o conjunto de habilidades necessárias para o sucesso do seu projeto.
  • ⦁  Comunicação diária para mantê-lo atualizado sobre o andamento do seu projeto.
  • ⦁  Suporte de infraestrutura com as ferramentas necessárias para trabalhar em seu projeto assim que for atribuído.
  • ⦁  Trabalhe de acordo com o seu fuso horário preferido.
  • ⦁  Modelos de engajamento flexíveis – você pode contratar desenvolvedores mensalmente, por hora e por projeto para atender às suas necessidades e orçamento precisos.

Interessado? Ou alguma dúvida? Você pode entrar em contato conosco hoje para discutir como podemos juntos construir um mercado online revolucionário como o eBay.

Conclusão

Mercados online como o eBay têm o potencial de tornar produtos ou serviços mais baratos, melhores e mais fáceis de acessar e mais rápidos de comprar. Em suma, eles podem oferecer a experiência de compra que os compradores de hoje desejam.

Assim, construir um mercado on-line como o eBay é uma das ideias de negócios lucrativas, mas não é uma tarefa fácil devido à concorrência acirrada no setor.

Mesmo que você tenha uma ideia única para o seu negócio de marketplace, você precisa de um parceiro de desenvolvimento confiável para torná-la um sucesso na realidade.

Nosso conselho? Dedique uma quantidade considerável de tempo para avaliar minuciosamente suas opções. Aproveite uma sessão de consultoria gratuita oferecida por empresas para tirar suas dúvidas antes de fazer qualquer grande investimento.