As hashtags ainda são um dos melhores métodos gratuitos para ser descoberto por novos públicos, aumentar seus seguidores no Instagram e fazer vendas no Instagram.
Mas, infelizmente, muitos criadores de conteúdo caem em três armadilhas de hashtag.
Primeiro, eles não sabem quais hashtags usar.
Segundo, eles não sabem quantas hashtags usar.
Por último, eles não sabem onde usá-los.
Nós entendemos, como usar hashtags pode ser um mistério.
E se você abusar deles, isso pode levar a uma tonelada de seguidores de bots ou você pode até ser penalizado pelo Instagram.
Mas, na verdade, existe uma maneira específica de usar hashtags adequadamente para o seu negócio.
Como encontrar as melhores hashtags do Instagram para sua marca
O melhor lugar para começar é realmente pensar no tipo de conteúdo que seu público-alvo está procurando no Instagram.
Para nos ajudar a criar uma lista de hashtags relevantes, gostamos de usar as seguintes consultas de pesquisa:
1. Amplo setor ou tópico
2. Nicho de setor ou tipo de tópico
3. Local, se aplicável
Vejamos um exemplo. Digamos que você seja um fotógrafo de casamento em Atlanta:
1. A indústria é “casamento”
2. O nicho é “fotografia de casamento”
3. O local é “Atlanta”
Então você iria para a pesquisa do Instagram e começaria com uma pesquisa de hashtag do setor.
Hashtag #casamento parece apropriado. Então você vai querer anotar todas as hashtags relevantes para sua marca.
Boom, seguindo nossa consulta de pesquisa em 3 partes, você deve ter uma lista de hashtags relevantes para incluir em suas postagens.
Certifique-se de brincar com sinônimos para realmente aumentar sua lista de hashtags.
Um exemplo que prova que as hashtags do Instagram funcionam
Agora, aqui está uma história rápida que coloca as coisas em perspectiva.
Alguém da nossa equipe vai se casar em maio.
Ele e sua noiva pesquisaram amplamente no Google por um fotógrafo para o casamento e passaram por uma tonelada de sites.
Mas de acordo com eles, eles realmente encontraram o fotógrafo para o casamento no Instagram.
Então acredite, seu público-alvo está usando hashtags no Instagram e você quer estar lá quando eles pesquisarem.
Agora, aqui vai uma dica profissional para você:
Ao fazer sua pesquisa de hashtag , certifique-se de clicar em algumas delas e dar uma olhada nas hashtags usadas por seus concorrentes em seus posts de melhor desempenho.
Ok, agora que sabemos como encontrar hashtags para nossa marca, vamos para a próxima pergunta.
Quantas Hashtags você deve usar?
Bem, você pode usar até 30 hashtags por postagem – mais e sua postagem falhará.
Agora você não precisa usar 30 hashtags em cada postagem, mas toda vez que você não usa uma hashtag, você perde o alcance potencial.
Portanto, sugerimos que você use pelo menos 10 a 15 hashtags por postagem.
Um estudo da Track Maven descobriu que as contas do Instagram que usam pelo menos 9 hashtags por postagem obtêm 2,5 vezes mais engajamento por postagem do que contas que usam apenas uma hashtag.
É por isso que você deve usar mais hashtags.
Para torná-lo super simples, aqui está nossa fórmula de hashtag para postagem.
- 3-5 Hashtags extremamente populares
São hashtags com mais de 200 mil postagens.
Normalmente, essas postagens são extremamente competitivas e as principais postagens mudam com frequência, mas oferecem um público amplo e uma rápida explosão de exposição se você conseguir entrar nas primeiras postagens.
- 3-5 Hashtags populares médias
São hashtags com entre 80 mil e 200 mil postagens.
Estes são tipicamente menos competitivos e oferecem uma quantidade sustentada de exposição por longos períodos de tempo.
- 3-5 Hashtags de nicho, local ou tipo de tópico
Essas hashtags são específicas para o seu nicho em seu setor ou localização.
Eles são super segmentados e são ótimos para criar seguidores no Instagram de usuários altamente engajados, mas geralmente têm um potencial de alcance muito menor.
- 1-2 Hashtags de marca
Essas são as hashtags específicas da sua marca e são usadas para a construção da marca.
Essa mistura permitirá que você:
- ganhe exposição rápida em hashtags extremamente populares,
- exposição sustentada em hashtags populares médias,
- exposição alvo dentro de hashtags de nicho, e
- exposição de construção de marca com hashtags específicas para sua empresa
Lembre-se de que a chave aqui é a relevância sobre a popularidade.
Você quer o público certo, não qualquer público. Portanto, a menos que sua página seja dedicada a Kim Kardashian, lute contra o desejo de usar #kimkardashian.
Onde colocar suas hashtags?
OK. Agora, o grande tema de debate é colocar suas hashtags na legenda ou nos comentários.
Isso importa?
A verdade é que não.
Houve alguns estudos feitos que mostram um benefício mínimo em colocar hashtags na legenda sobre os comentários.
Mas ainda assim, tudo se resume principalmente à preferência.
Se você quiser colocar hashtags em sua legenda, veja como fazê-lo e ocultá-las ao mesmo tempo:
- Na parte inferior da legenda, pressione Return ou Enter.
- Digite um sinal de pontuação de sua escolha (os pontos são os mais populares) e pressione Return novamente.
- Repita o passo #2 pelo menos três vezes.
- Pressione Return ou Enter e adicione suas hashtags.
O Instagram ocultará as legendas após três linhas, para que suas hashtags na legenda não fiquem visíveis, a menos que você toque em “mais”.
Se você não gosta da aparência das hashtags na legenda, vá em frente e coloque-as nos comentários.
E você pode dormir bem à noite sabendo que isso não faz diferença no seu alcance.
Como você sabe quais hashtags estão funcionando para você?
Se você tem uma conta comercial do Instagram, pode acessar as informações de sua postagem para ver quantas impressões vieram de hashtags, juntamente com outras métricas do Instagram .
Aqui está como fazê-lo:
- Vá até uma de suas postagens.
- Logo abaixo da postagem, você verá o botão “Visualizar insights”. Clique.
- Isso abrirá uma pequena janela de informações. O que você quer fazer é deslizar para cima para revelar muito mais informações sobre suas postagens.
- Role um pouco para baixo e pronto, você verá quantas impressões vieram de hashtags, se você usou alguma nesse post.
O que você quer fazer é voltar em suas postagens e procurar duas coisas:
Primeiro, qual conjunto de hashtags obteve mais impressões para você.
Segundo, que tipo de conteúdo funcionou bem para você com essas hashtags.
Ao fazer isso, você encontrará uma combinação vencedora de tipo de conteúdo e hashtags que farão seu Instagram crescer mais rápido.
O que fazer e o que não fazer no Instagram Hashtag
1. Crie uma lista de hashtags para uso futuro
Você vai querer dedicar algum tempo para criar uma lista de hashtags usando as consultas de pesquisa que fornecemos anteriormente e observando as hashtags de seus concorrentes.
Ao fazer isso, você reduz o tempo necessário para encontrar hashtags para cada postagem.
Além disso, você facilita o uso de hashtags diferentes em postagens diferentes, mas ainda é eficaz.
2. Não use as mesmas hashtags repetidamente
Pode parecer uma ótima e eficiente estratégia usar as mesmas hashtags repetidamente em todas as postagens.
Mas, infelizmente, é contra as diretrizes do Instagram postar comentários ou conteúdo repetitivos.
Fazer isso fará com que seu conteúdo seja penalizado pelo algoritmo do Instagram.
3. Crie uma hashtag de marca
Uma hashtag de marca é uma maneira de criar reconhecimento de marca e uma comunidade em torno de sua empresa no Instagram.
Sua hashtag de marca pode incluir o nome da sua empresa, o slogan da empresa ou ser específico para um mantra que representa sua marca.
Também é uma ótima ideia seguir sua hashtag de marca para acompanhar o novo conteúdo que está sendo compartilhado pelo seu público!
4. Não se esqueça de verificar se as hashtags têm significado ou proibição
Existem hashtags no Instagram que são banidas ou ocultas.
Isso significa que eles são sinalizados pelo Instagram por violarem as diretrizes da comunidade e não ajudarão seu alcance se forem usados.
Observe que hashtags aparentemente inocentes foram banidas, como #elevator.
Portanto, você definitivamente deseja verificar antes de usar uma hashtag para garantir que ela não seja banida ou oculta.
Além disso, certifique-se de verificar novamente a intenção das hashtags que você usa. Por exemplo, você tem uma interpretação diferente do que significa #WTF do que os outros.
Empacotando
Bem, aí está, uma estratégia de hashtag completa para o Instagram.