Huawei Mate 40
Huawei Mate 40

Huawei Mate 40: Tudo o que sabemos sobre o próximo Huawei Phone

O Huawei Mate 40 será o próximo grande lançamento da empresa asiática. Se olharmos para a história da marca nos últimos 3 anos, a Huawei poderá apresentar até três modelos diferentes sob o nome Mate 40: o Mate 40 Lite, o Mate 40 Pro e o Mate 40. Alguns meses após a suposta apresentação do os telefones, o que devemos ver no último trimestre do ano está sendo revelado lentamente. Desta vez reuni todos os rumores que rondam o Mate 40 para nos colocar na mesa e juntar o que sabemos até ao momento do lançamento mais esperado da fabricante chinesa.

Design muito semelhante ao Mate 30

Design muito semelhante ao Mate 30
Design muito semelhante ao Mate 30

Ontem, saiu um novo rumor da Digital Chat Station, uma das fontes mais fiáveis ​​da China no que diz respeito ao mundo dos smartphones, que garante que o Mate 40 não terá uma câmara por baixo do ecrã como se tinha afirmado desde o início.

Isso nos leva a supor que a empresa irá mais uma vez optar por um design muito semelhante ao que revelou em 2019 com o Mate 30, com um entalhe na parte superior da tela que abrigaria o sistema de desbloqueio facial baseado em sensor. A esse respeito, a Huawei poderia optar por um entalhe muito semelhante ao do P40 , P40 Pro e P40 Pro+ , com um formato de ilha muito menor que o do Mate 30.

O resto dos aspectos visuais do dispositivo ainda são um mistério, embora tudo aponte para o fato de que voltaremos a encontrar linhas mais retas que as da série P. Infelizmente, não há imagens filtradas até o momento, como tem acontecido com esse tipo de smartphone.

Esqueça os 120Hz, ainda estamos nos 90Hz

O Huawei P40 Pro foi fortemente criticado por incorporar um painel de exibição de 90 Hz. Apesar das críticas, a Huawei parece ter optado pelo mesmo movimento. Isso foi confirmado pelo Rodent950 há alguns dias, outra fonte com alguma fama no mundo da telefonia móvel.

Processadores Kirin em perigo, MediaTek ao resgate

Um rumor recente sugere que a Huawei pode parar de trabalhar com seus próprios processadores Kirin inventados. A razão? Ao usar a tecnologia da TSMC, os Estados Unidos poderiam vetar o relacionamento entre as duas empresas para colocar a fabricante em sérios apuros. A Huawei seria então forçada a trabalhar com processadores de seu país natal, a China.

Hoje, o fabricante mais importante na China é a Mediatek. A fonte afirma que a Huawei já está trabalhando para fabricar um processador de 5 nanômetros de outros fabricantes. Alega ainda que o lançamento dos novos processadores poderá ser adiado até 2021, pelo que não está descartado que o Huawei Mate 40 venha a ter uma versão motorizada do Kirin 990 que atualmente opera com o P40.

Câmeras: uma lente revolucionária e sensor de 108 megapixels

Câmeras uma lente revolucionária e sensor de 108 megapixels

Em meados do mês passado, outro boato estava surgindo em torno do Mate 40 e, mais especificamente, de suas câmeras. Por um lado, a Huawei estaria desenvolvendo com a empresa Largan Precision, uma lente demoníaca 9P FreeForm que ajudaria a melhorar a entrada de luz para imagens de maior exposição.

Essa lente serviria também para reduzir a distorção causada por lentes grande angulares, bem como reduzir a aberração cromática criada em câmeras desse tipo. Isso foi confirmado pelo CEO da Largan Precision. Somado ao boato de que o Ming-Chi-Kuo foi lançado em março em relação ao Mate 40, tudo aponta para os planos da Huawei se tornarem realidade com a apresentação do seu novo flagship.

Enquanto isso, várias fontes estão dizendo que a nova versão da série Mate pode vir com sensores de até 108 megapixels. Essa resolução teria como objetivo melhorar o zoom oferecido pelas diferentes câmeras do aparelho, o que não é absurdo considerando que a Samsung fez o mesmo com o Galaxy S20 Ultra há alguns meses.

Adeus Android, bem-vindo HarmonyOS

Outro boato do Rodent950 diz que a Huawei finalmente se livrará do Android para apresentar oficialmente o HarmonyOS para celulares. O Huawei Mate 40 seria o primeiro smartphone da marca a ter o sistema da empresa chinesa. Isso significa que os aplicativos Android não serão mais compatíveis com os celulares da empresa?

Nada poderia estar mais longe da verdade. A Huawei afirmou que o HarmonyOS é baseado em Linux. Em teoria, isso nos permitirá executar aplicativos do sistema do Google sem problemas. Onde podemos encontrar alguma compatibilidade é ao instalar os serviços do Google de forma não oficial, algo que teremos que ver assim que tivermos a chance de testar o dispositivo em mãos.

A apresentação oficial será em….

1º de outubro deste ano. A Rodent950 também confirmou que a Huawei lançaria a sua nova gama de telefones no Dia Nacional da China, que coincide com o início de outubro. Se tomarmos como referência a apresentação do Mate 20 e Mate 30, tudo aponta para o facto de o rumor Rodent950 poder ser verdade.

Infelizmente, a Espanha e o resto do mundo levariam mais alguns meses, como vimos nos últimos meses com a série P. O que ainda não se sabe é o preço, embora não deva diferir muito do que foi visto em outros modelos da marca, como o P40 Pro ou o P40 Plus. Espera-se que o preço seja de R$ 4.295,78 a R$ 6.682,04para a versão Pro.